quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TRABALHO DE BIOLOGIA DESTINADO AO 3.º ANO "F"
Pesquisem em um site de busca sobre uma das MICOTOXINAS resultantes do metabolismo dos fungos e comentem sobre seus efeitos.
Suas contribuições deverão ser postadas no prazo de 03 a 14/09/2010. Identifiquem seus nomes nos comentários e boa pesquisa.

Aguardo vocês!
Prof.ª Alaíde Sobral

26 comentários:

Anônimo disse...

Antibiótico é uma substância que tem capacidade de interagir com micro-organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo. Os antibióticos interferem com estes micro-organismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.

O termo antibiótic tem sido utilizado de modo mais restrito para indicar substâncias que atingem bactérias, embora possa ser utilizado em sentido mais amplo (contra fungos, por exemplo). Ele pode ser bactericida, quando tem efeito letal sobre a bactéria ou bacteriostático, se interrompe a sua reprodução.
Aluno : willames oliveira silva

Aluna: Veronica da Silva Melo 3° F disse...

Algumas especies produzem substâncias tôxicas como resultado do metabolismo secundario, denominadas micotoxinas, que causam inúmeras doenças no homem e outros animais.Os graos guando inadequadamente armazenados, umidade alta, temperatura elevada, oferecem codições ideais para fungos e produção de micotoxinas.Elas podem ser detectadas na maioria dos alimentos como:amendoim,milho, farelo de algodão, castanhas em geral,feno, sorgo e feijão.As principais micotoxinas encontrados em grãos e produtos alimenticios são os aflatoxinas e os ocrotoxinas.

Anônimo disse...

Deoxinivalenol é uma micotoxina produzida por fungos das espécies do gênero Fusarium.Quando ingerida esta toxina pode causar problemas à saúde humana pois ela tira o apetite,além de provocar danos gastrointestinais,como vÔmitos e diarréias.
A principal fonte de contaminação da micotoxina Deoxinivalenol é a Farinha de trigo,para evitar danos maiores,deve-se ter um controle rigoroso durante a colheita e o armazenamento.. WANDERSON ALBINO SILVA N:47 3 ANO "F"

Anônimo disse...

Aflatoxinas

Afetam severamente o fígado e causam lesões em órgãos como moela e intestino delgado. Promovem fragilidade de vasos sanguíneos comprometendo a apresentação das carcaças. Problemas correlacionados com estrutura óssea, má digestão, mau empenamento, palidez das pernas. Redução de eclodibilidade. Fábio Júnio N: 12

Anônimo disse...

Toxina T2

Distúrbios nervosos (posicionamento anormal das patas, cabeça e tremor associado a andar descontrolado). Lesão oral, hemorragia no intestino delgado, fígado e outros órgãos.
Romeraldo josé da silva 3 ano F

Anônimo disse...

FUMONISINA

fumonisina B1 (FB1) assemelha-se às bases esfingóides, sendo a toxicidade e carcinogenicidade associada à capacidade de inibir a ceramida sintetase, uma enzima chave na via de biossíntese dos esfingolipídeos, causando acúmulo de esfinganina e depleção de esfingolipídeos complexos importantes nas funções celulares.fumonisina B1 (FB1) assemelha-se às bases esfingóides, sendo a toxicidade e carcinogenicidade associada à capacidade de inibir a ceramida sintetase, uma enzima chave na via de biossíntese dos esfingolipídeos, causando acúmulo de esfinganina e depleção de esfingolipídeos complexos importantes nas funções celulares.

De: Luciene , 3º "F"

Anônimo disse...

Maria Aparecida Alexandre Nº 33

Micotoxinas são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos, que são capazes de produzir metabolismo.
A patulina é produzida por fungos que causam hemorragia ao cérebro e pulmões, podem ser encontradas em maçãs fermentadas ou frutos aparentemente sadios, tem atividades contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. Seus efeitos para o uso humano é muito tóxico, porque causa hiperemia, congestão e lesões hemorragicas.

Anônimo disse...

Fumonisina
Síndrome de má absorção, queda de desempenho, hiperplasia de proventrículo, erosão da moela. Atrofia da bursa de fabrícius.
A contaminação com F. moniliforme e altas concentrações de fumonisina em milho têm implicado na ocorrência de câncer esofágico em humanos.
Paulo Vitor N:41

Daniela disse...

Micotoxinas são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos, nelas são encontradas três tipos de micotoxinas.
• Zootóxicas: que são substâncias tóxicas para os animais.
• Fitotóxicas: que são substâncias tóxicas para as plantas.
• Antibióticos: que são substâncias tóxicas para os homens.


MEU COMENTÁRIO SERÁ SOBRE OS ANTIBIÓTICOS

Antibiótico: é uma substância que tem capacidade de interagir com os fungos ou bacterias unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo.
Efeitos: O uso de antibióticos faz com que surjam cepas de micro-organismos resistentes a estas drogas, sendo necessária a descoberta constante de novos remédios mais eficazes. Isto tem aumentado consideravelmente o custo do tratamento das infecções, e também criado micro-organismos resistentes, que são um perigo para a saúde pública. Por isso, a auto-prescrição de antibióticos, bem como a prescrição indiscriminada por parte dos médicos, é extremamente prejudicial para o próprio doente e também para toda a população.
Ao tomar um antibiótico mata-se bactérias da flora natural do corpo humano, gerando desequilíbrio, e abrindo espaço para bactérias patogênicas crescerem, aumentando a chance de desenvolver outras infecções. Pode-se, por exemplo, tomar um remédio para dor de garganta e favorecer o surgimento de uma meningite. Outros perigos dos antibióticos são seus possíveis efeitos colaterais que vão desde desconfortos abdominais e diarréias até gravíssimas reações alérgicas.
Aluna: Daniela Santos Magalhaes, nº 07

Anônimo disse...

Micotoxinas-são substanncias quimicas toxicas produzidas por fungos. Suas propiedades toxicas podem ser agudas podendo ser indentificados efeitos como gastroenterites subagudas ou crônicas. os efeitos cronicos podem dificies de determinação visto geralmente exigerem a ingestão moderada oa longo de periodos de tempo distinguem-se as micotoxinas.

Previne-se com a secagem rapida e adequada do produto.Ocombate as pragas tambem é indispensavel. É possivel a detecção de fungos em sementes . É importante a coleta de amostra representativas do lote de sementes analisados , por meio de técnicas pré-determinadas, o que oferece algumas dificuldades.

JOSIENE MARIA DE LIMA
3º f 27

Anônimo disse...

Micotoxinas

As micotoxinas constituem-se em grupo de compostos tóxicos produzidos por fungos que crescem sob condições favoráveis em substratos variados. Cereais e sementes oleaginosas são freqüentemente afetadas por estes metabólitos secundários de fungos, durante a colheita, armazenamento e industrialização.

Cerca de 25% do suprimento alimentar mundial é contaminado por micotoxinas. Entre os fatores ambientais que determinam a contaminação destacam-se o excesso de umidade no campo e no armazenamento, temperaturas extremas, estiagem, práticas de colheita e infestação por insetos.

Entre os inúmeros fungos, os gêneros comumente envolvidos na produção de micotoxinas em grãos oleaginosas e cereais estão Aspergillus, Fusarium, Penicillium e Claviceps. Dentre as principais micotoxinas de interesse no campo alimentício temos: aflatoxinas, fumonisinas, ocratoxina A, zearalenona, tricotecenos, patulina, esterigmatocistina e outras.

Jozinete Nunes 3ºF

Anônimo disse...

As aflatoxinas (micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus), são encontradas no milho, amendoim, nozes, algodão e outras sementes oleaginosas, bem como em seus derivados ou produtos secundários. Na Inglaterra, em meados da década de 60, cerca de 1.000.000.000 de aves morreram ao alimentarem-se com torta de amendoim contamidada por esse fungo procedente do Brasil. Existem quatro tipos de aflatoxinas: B1 e B2 produzidas por A. flavus e A. parasiticus; G1 e G2 produzidas por A. parasiticus; M1 metabólito da aflatoxina B1 e o Aflatoxicol. A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e carcinoma no fígado (seu alvo principal no organismo) em diversas espécies de animais, é também referida como mutagênica, imunossupressora e neoplásica. (Fonte: Wikipédia)
Aluna: Claudia Almeida Souza, nº 05

Anônimo disse...

Micotoxinas resultantes do metabolismo dos fungos e seus efeitos

Fungos,também denominados mofos ou bolores,são microrganismos multicelulares e filamentosos,que ao infestarem os grãos e alimentos podem produzir substâncias tóxicas tais como micotoxinas.E estas ao serem ingeridas,inaladas ou absorvidas pela pele podem causar: estado de letargia,perda de peso, intoxicações,câncer e óbito em homens e animais.
Micotoxinas são substâncias químicas resultantes da atividade metabólica de fungos,que podem intoxicar seres humanos e animais. A intoxicação pode proceder de forma direta ou indireta.A forma direta ocorre quando o produto é diretamente utilizado na alimentação humana ou de animais. Enquanto a forma indireta resulta quanto subprodutos e derivados contaminados são empregados.
Sintomas e efeitos das micotoxinas em aves:
Aflatoxinas:Afetam severamente o fígado e causam lesões em órgãos como moela e intestino delgado. Promovem fragilidade de vasos sanguíneos comprometendo a apresentação das carcaças. Problemas correlacionados com estrutura óssea,má digestão,mau empenamento,palidez das pernas. Redução de eclodibilidade.
Zearalenona:Reduz o desempenho reprodutivo e o consumo de alimentos.Prolapso de cloaca.
Toxina T2:Distúrbios nervosos (posicionamento anormal das patas, cabeça e tremor associado a andar descontrolado.Lesão oral, hemorragia no intestino delgado, fígado e outros órgãos.
Fumonisina:Síndrome de má absorção,queda de desempenho, hiperplasia de proventrículo, erosão da moela.Atrofia da bursa de fabrícius.
Vomitoxina(DON):Há estudos sugerindo rejeição da dieta.
Zootóxicas:
Aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas.As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus.Em condições favoráveis de temperatura e umidade,estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas,incluído o milho e sementes de algodão.As principais toxinas de interesse são designadas de B1, B2, G1 e G2.
A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais. Nenhuma espécie animal é resistente aos efeitos tóxicos da aflatoxina, assumindo-se que humanos possam ser igualmente afetados.
Tratamento:tratamento de suporte ao paciente nos casos agudos e dos danos e complicações.
Uma vez que as micotoxinas costumam ser termoestáveis,a abordagem preventiva em relação a elas é de suma importância.Evitar a contaminação pelos fungos é freqüentemente impossível,visto que os principais bolores toxigênicos são bastante disseminados pelo ambiente. Portanto,restam estratégias ligadas à utilização de linhagens de plantas resistentes à colonização fúngica,colheita apropriada,estocagem adequada, controle de insetos e roedores, controle de temperatura e umidade, tempo de estocagem dentro dos limites de vitalidade dos grãos, eventualmente irradiação dos grãos.

Aluna:Jocasta Soares Fonseca Nª:21

Anônimo disse...

MICOTOXINAS
são toxinas produzidas por fungos.Se esses fungos crescerem em alimentos, sejam grãos (amendoim, milho, soja, trigo, sorgo, etc.) ou produtos finais (suco de maçã, frutas secas, etc.) podem liberar suas toxinas nesses substratos que serão posteriormente consumidos pelo homem.Seu consumo pode representar risco à saúde humana se houver ingestão de grande quantidades ou ingestão continuada.
Algumas toxinas são carcinogênicas, mutagênicas e teratogênicas e, dependendo da dosagem, causam doenças ou mesmo a morte quando ingeridas pelo homem ou pelos animais domésticos.
Fitotóxicas: que são substâncias tóxicas para as plantas.
Os alimentos produzidos no campo são destinados às indústrias alimentícias que os manipulam e elaboram subprodutos para a comercialização. Em todo esse trajeto, estão sujeitos a contaminações por substâncias altamente tóxicas as quais incluem os agrotóxicos, bem como, compostos resultantes do metabolismo de microorganismos, principalmente fungos patogênicos. Estes contaminantes, quando ingeridos pelo homem ou outros animais, podem causar sérios problemas ao organismo, incluindo náuseas, alucinações, dermatites, carcinomas e até a morte.
Aluno:Jadson Silvestre Nª:20

Anônimo disse...

Aluno: Henrique Whateley 3° "F"
TRICOTECENOS são toxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium e podem causar inúmeros problemas ao homem e aos outros animais.

Anônimo disse...

Aluno: Henrique Whateley 3° "F"
TRICOTECENOS são toxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium e podem causar inúmeros problemas ao homem e aos outros animais.

Anônimo disse...

Maria Aparecda Valentim 3° F

Os fungos produtores da micotoxina
são abundantes no solo nos restos
da cultura do milho,em moendas,
silos enfim todo e qualquer lugar
onde se armazena e se processe o
produto a principal fonte de contaminação da micotoxina deoxinivalenol é a farinha de trigo para evitar maiores danos
deve-se ter um grande controle
durante a colheita.

Anônimo disse...

Micotoxinas são substâncias químicas resultantes da atividade metabólica de fungos, que podem intoxicar seres humanos e animais.
Dentre as principais micotoxinas encontradas em produtos alimentícios e grãos têm-se a aflatoxina.Quanto ao efeito, a aflatoxina é extremamente tóxica e cancerígena.

aluna: celia viera n°

Maria luizabarbosa souza n:37 disse...

As espércies mais comuns de fungos são os lêvedos e os bolores, Não ar, os fungos existem sob a fotma de microscópicos espero, de fácil dispensão.Ao caírem sobre os mais variados substratos orgânicos, como por exemplo restos vegetais e colhietas expostos á umidade, corpos de animais.Há uma estimativa de que existe de 60 mil a 100 mil espécies de fungos,que são seres eucariontes,uni ou pluricelulares,sempre heterótrofos, que se nutrem por obsorção dos alimentos. 3º 'F'

Anônimo disse...

A micotoxinas é uma substância química que resulta na atividade metabólica de alguns fungos que podem intoxicar tanto o ser humano como os animais. Algumas das intoxicações procide de forma direta ou indireta enquanto a forma direta ocorre quando o produto é utilizado na alimentação, a forma indireta resulta quando o subproduto é derivado.
Aluna.: Helena Juliana Sousa Santos , 3º "F"

Anônimo disse...

Micotoxinas é encontrada em produtos alimentícios e grãos, têm-se como algumas: são aflatoxina, tricotecinos, zearalenona e ocratoxinas são indicadas como: B1, B2, G1 e G2. Sendo que as iniciadas como B e G ao fato de destas apresentarem fluorescência azulada e esverdeada respectivamente.
Aluno.: Aclecio Sousa Rocha , 3º "F"

Fabiano 3º F nº 24 disse...

Reprodução
Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de conídios. A reprodução sexuada culmina na produção de basidiósporos, no caso de basidiomicetos.A reprodução parassexuada consiste na fusão de hifas e formação de um heterocarion que contém núcleos haplóides. Apesar de ser raro, o ciclo parassexual é importante na evolução de alguns fungos Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.

Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

Anônimo disse...

Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias. Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias.ELIENE As micotoxinas elas são muito prejudiavés para o ser humano em algnhas coisa tipo a enxaqueca mas em compensão ela trouxe varias van tagens para o ser humamo penicilinas que faz bem até hoje varias doenças sao tratada com esse remedio é valer lembrar que ela é uma substância.tem fungos que são muito prejudicaveis que trazem muitos prejuizos para os vegetais que são os nossos alimentos do dia a dia (Eliene maria n:10 3 "f")

Anônimo disse...

Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias. Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias.ELIENE As micotoxinas elas são muito prejudiavés para o ser humano em algnhas coisa tipo a enxaqueca mas em compensão ela trouxe varias van tagens para o ser humamo penicilinas que faz bem até hoje varias doenças sao tratada com esse remedio é valer lembrar que ela é uma substância.tem fungos que são muito prejudicaveis que trazem muitos prejuizos para os vegetais que são os nossos alimentos do dia a dia (Eliene maria n:10 3 "f")

Anônimo disse...

Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias. Os tricotecenos, relacionados a fungos do gênero Fusarium, Acremonium (Cephalosporium), Myrothecium, Trichoderma e Stachybotrys, são capazes de produzir sintomas respiratórios, como angústia respiratória ou hemorragias.ELIENE As micotoxinas elas são muito prejudiavés para o ser humano em algnhas coisa tipo a enxaqueca mas em compensão ela trouxe varias van tagens para o ser humamo penicilinas que faz bem até hoje varias doenças sao tratada com esse remedio é valer lembrar que ela é uma substância.tem fungos que são muito prejudicaveis que trazem muitos prejuizos para os vegetais que são os nossos alimentos do dia a dia (Eliene maria n:10 3 "f")

Anônimo disse...

Queridos alunos, encerrou-se o prazo para postagem de comentários. Parabéns a todos que o fizeram, apesar de alguns não terem entendido a proposta do trabalho.

Abraço a todos!

Prof.ª Alaíde Sobral